quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Comunicado

COMUNICADO

LISTA J

A Lista J, lista candidata à Associação de Estudantes da Escola Homem Cristo de Aveiro, vem por este meio, e de uma forma pública, dar a conhecer a sua posição oficial no que concerne aos recentes incidentes que culminaram com o encerramento da Associação de Estudantes da nossa escola, e com o pedido de demissão da sua respectiva presidente.

Desde a sua tomada de posse, ainda no ano lectivo de 2007/2008, a direcção que até agora dirigiu os destinos da Associação de Estudantes apenas tem espalhado e propagado o caos. Apesar desta ter sido eleita numas eleições bastante participadas, o que lhe conferia uma legitimidade democrática justificadora de outras politicas e de outra atitude, a agora demissionária direcção nada fez para melhorar o dia-a-dia dos alunos. Nada fez para proporcionar aos alunos um melhor ambiente escolar, que os motive a se deslocarem diariamente à escola. Nada fez, no fundo, para agradar aos alunos, ou mesmo para justificar o voto que nas urnas lhe tinha sido confiado.

A Lista J, portanto, repudia veemente a falta de dinamismo e vontade de algo fazer protagonizada pela direcção cuja presidente agora se demite.

Sendo assim, a Lista J congratula a decisão que determinou o encerramento da Associação, e que convocou eleições para a primeira semana de Dezembro, eleições essas a que a Lista J concorrerá.

No entanto, a Lista J alerta ainda a comunidade escolar, e todos os alunos que a compõem, que não é apenas pela demissão da direcção que até aqui exercia o poder que algo irá mudar na nossa escola. Para verdadeira e literalmente algo mudar, para algo ser feito em área cruciais para a nossa Associação, como por exemplo a legalização real e efectiva desta, a revindicação pela transparência na avaliação ou a proximidade democrática entre a AE e os alunos, terá de surgir uma Associação diferente, com uma nova atitude face á realidade e com novas propostas, e essa Associação só poderá surgir caso seja dirigida por uma lista: a Lista J.

6 comentários:

Anônimo disse...

falam tão mal da lista anterior .. e não sei porque foram convidar membros dessa lista para ingressar na vossa , quero ver se essa confiança se mantém mesmo após as eleições. Apoios da escola 0 se esperam isso estão errados , e além disso não pensem que vão estar o ano inteiro dispostos a fazer actividades culturais porque os testes começam a apertar e mesmo que haja muita vontade é difícil concretiza los .

admirado(a)r secreto(a)

Anônimo disse...

Assim não vao longe ... podem esqueçer o meu voto. Lembrem-se no inicio vai-se sempre fazer montes de coisas, mas depois quando lá se está... NAO SE FAZ NADA!

Esse jogo se criticar a ex. associacção fica-vos muito mas muito mal. É muito pouco ético isso da vossa parte. Estava a gostar imenso do que estavam a fazer, mas agora desceram muito na minha consideração. Usam uma linguagem demasiado ofensiva!

A antiga associação nao fez nada de bem ja viram ? Voces sim vao fazer TUDO de bom para a escola. Sejam mais modestos! Vao por aquela escola, a escola mais desejada de Aveiro, graças e apenas à GRANDE associação de estudantes que lá existe! PFF ! Abram os olhos para o tipo de textos q aqui põem, só vos prejudica na boa imagem q tinham. Perderam muito com isto. ACREDITEM!

Anônimo disse...

Se os da antiga associação de estudantes sao assim tao maus, nao sei para q convidaram alguns elementos para integrar a vossa lista!

Acho q isto basta para mostar a vossa credibilidade!

Lista J disse...

Em nome da Lista J, quero esclarecer alguns pontos que foram legitimamente levantados por alguns alunos que consultam este blogue.

Primeiramente, em relação ao facto de termos convidado alguns elementos da lista anterior para a nossa lista. É verdade, de facto, que enquanto lista candidata, falamos com alguns membros da anterior direcção. Membros esses que manifestaram o seu apoio à nossa causa. Sublinho, apenas o apoio. Nada está decidido em relação á possibilidade de estes membros virem a ter cargos na Associação, no caso de nós ganharmos. Mas, independentemente desse facto, e quem levantou esta questão certamente deverá saber, na Lista que ganhou as eleições o ano passado houve, de facto, um número bastante reduzido de pessoas que estiveram dispostas a trabalhar, e foram essas com quem nós falámos. Essas mesmas pessoas foram impossibilitadas de trabalhar, devido aos restantes membros da Associação, que constituíam a maioria, que nada faziam, e bloqueavam quem, de facto, queria fazer alguma coisa.
Mas, se ainda restarem dúvidas, convido-vos a falarem com essas mesmas pessoas, que elas vos dirão certamente melhor que eu.

Em segundo lugar, estamos cientes que os apoios por parte da escola vão ser poucos ou nenhum, muito por culpa da Associação ser ilegal. Estamos também cientes que é totalmente impossível realizar actividades todo o ano, e que existem factores externos á Associação que podem condicionar a acção de quem comanda os seus destinos, como os testes, por exemplo. Mas, apesar dessas dificuldades, estamos também cientes que adoptar uma postura de paralisia face ás dificuldades e problemas, não é, de todo, a melhor solução.
Tendo isso em conta, apresentaremos um programa eleitoral certamente menos pomposo, mas que poderá ser cumprido. Um programa eleitoral menos extenso, mas que não seja verdadeiramente utópico, ou que seja esquecido após o período de eleições.

Em terceiro, existe a ideia, que tem vindo a ser perfeitamente justificada quando olhamos a realidade da nossa AE, que o prometido, é, sem regra, o esquecido após as eleições. Ora a nós, Lista J, essa critica não pode ser feita. Certos de que não podemos dar provas de que não esquecemos o programa eleitoral, peço-vos que vejam a realidade durante esta pré-campanha. A Lista J foi a primeira lista na história da nossa escola, e certamente a primeira do país, a utilizar novos meios de comunicação com os alunos, através de um canal de vídeos no Youtube. A Lista J tem um site, um blogue e um Hi5, coisa que, até agora, nenhuma outra Lista tivesse feito, nem mesmo a própria Associação de estudantes (que o seu site, embora tenha uma ligação através do site da escola, não existe). A Lista J foi, até agora, a única lista a abordar o problema da ilegalidade da AE, elaborando, de raiz, um projecto de estatutos, coisa nunca antes feita. A Lista J foi a primeira a apresentar uma moção de estratégia, exprimindo porque se candidatava, e o que pretendia fazer. Este curriculum fala por si. Até agora, a Lista J só tem dado provas de inovação e de credibilidade.

Em quarto lugar, a Lista J apenas de limitou a constatar factos. Quando afirmamos que ã Associação anterior nada fez, estamos apenas a dizer a verdade. Quando afirmamos que a confiança dos alunos saiu gorada, estamos a dizer a verdade. E penso que quem frequentou a escola o ano passado, não pode desmentir isso. Criticamos apenas quando se tem que criticar. Não teríamos qualquer problema em mostrar concordância com uma qualquer medida que fosse benéfica para a escola. O problema é que essa medida não existiu.

Por último, nunca a Lista J afirmou que tornaria a Associação de Estudantes da nossa escola algo de sobrenatural ou de magnifico. Apenas nos limitamos, com propostas concretas, a apresentar resolução para alguns dos problemas que mais marcam a escola e o quotidiano dos seus alunos. Esse é, e será o grande propósito da nossa candidatura, que espera contar com o apoio de todos.

Guilherme Coelho disse...

Sem querer ferir susceptibilidades acho q por uma questao de transparência deviam indentificar-se quando comentam.

Cumprimentos.

Anônimo disse...

pessoal, a lista W da qual eu fui membro, lutou pelos seus objectivos embora que nem sempre os tenha alcançado!
temos que saber distinguir o que nao se fez e o que se tentou fazer.
na lista w estive inserido no departamento do desporto onde tudo funcionou bem e onde realizamos um torneio de volei (dia do patrono) e um de inter-turmas com medalhas, site (entre outros).
temos tambem que estar atentos ao facto de a lista w ter conseguido mudar o local da associaçao de estudantes do sitio inicial para actual sala20 que posteriormente foi ocupada para aulas!
em relaçao a actividades culturais muito ficou por fazer é certo mas nao nos esqueçamos que tudo precisa do avalo da escola e de dinheiro, nem sempre e facil reunir ambos!
tendo agora sido convidado para pertencer a lista j pretendo apenas que o trabalho que foi feito a nivel de inter-turmas seja continuado da melhor forma!