domingo, 21 de outubro de 2007

Moção de Estratégia

Para melhor enquadrar os alunos nos nossos principios orientadores, a Lista J elaborou a sua Moção de Estratégia, intitulada "Mudar de Atitude, Despertar Consciências".

Aqui fica ela:

Quando pensamos no conceito de Associação de Estudantes, a nossa mente induz-nos quase de imediato para uma noção de participação e o cívica e democrática dos alunos, de realização de actividades de carácter lúdico, cultural e desportivo, de convivo, de defesa intransigente dos interesses dos alunos. Para uma noção de amizade, de cooperação, de entreajuda, de trabalho, de entrega às causas e lutas estudantis, de ambição, empenho e convicção. Sobretudo, para uma noção de liberdade. Paradoxalmente, quando transpomos esta noção para a realidade do recente historial da Associação de Estudantes da Escola Homem Cristo de Aveiro, só uma conclusão pode ser retirada. A nossa mente induz-nos em erro.

Todos os anos, assistimos a uma grande entusiasmo em torno da Associação, aquando da campanha eleitoral. Campanha essa onde se perfilam várias listas, dizendo-se inovadoras, diferentes, portadoras da razão, etc. Infelizmente para os alunos, tudo isso não passa de um puro exercício de populismo. Tudo não passa de uma campanha de farsa. De uma campanha sem conteúdo, não havendo entre as listas candidatas uma verdadeira alternativa. Prova disso, é o facto que o entusiasmo acaba exactamente no momento em que o voto é depositado na urna, pois, passada a eleição, verificamos, como regra sem excepção, que o programa eleitoral na campanha apresentado é literalmente “posto na gaveta”. São raras as propostas realmente executadas, e a A.E. desvanece, num “silêncio ensurdecedor”.

Para leres o documento completo, carrega aqui.

Nenhum comentário: