quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Resultados Sondagem IV


Mais uma vez os alunos falaram. Em mais um record de participações nas sondagens deste blogue, uma grande maioria dos alunos classificou como "Boa" a equipa da Lista J.
É, de facto, uma equipa com provas dadas, com capacidade, e sobretudo com vontade de trabalhar, que espera poder concretizar tudo aquilo a que se propôs se for eleita para a Associação de Estudantes.
Obrigado a todos os quantos participaram!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Planificação II - Corcurso de DJ´s

Passado este momento de controvérsia, a Lista J prossegue o seu trabalho. E como não pretendemos manter o nosso trabalho em segredo, mostramo-lo, estando disponível para todos os quantos o quiserem acompanhar.

Desta, analisaremos ao pormenor como se realizará o concurso de Dj´s, que se encontra no nosso programa eleitoral.

Será da seguinte maneira:

.Tão cedo quanto possível será realizado um concurso em que qualquer aluno poderá expor os seus dotes de DJ. As candidaturas deverão ser acompanhados por um pequeno sample para que o núcleo competente possa seleccionar os 5 melhores candidatos. A cada um destes alunos será atribuído um dia da semana, nesse dia o intervalo da manhã estará por sua conta para tentar convencer e surpreender os restantes alunos. Na sexta-feira dessa mesma semana, a seguir ao último candidato actuar abrirão as votações para o vencedor. Durante a semana estarão espalhados pela escola, cartazes com o nome do artista a actuar em cada dia de forma a facilitar a escolha dos votantes. A votação deverá estender-se até, por exemplo segunda-feira, sendo que no intervalo da manha de terça será feita a cerimónia de entrega de prémios. Os participantes poderão ter ainda a possibilidade de se tornarem dj’s da associação.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

É impossível descer tão baixo...

Mais uma inovação da Lista D! Não faltará muito para, tal como se auto-proclamam diferentes, se auto-proclararem a Lista D´ainovação.
Mas, apesar desta enorme quantidade de inovação e de espírito critico a que nos habituaram, falta-vos um coisa: inteligência. Já não falo na inteligência de um ser humano comum, falo só no limiar mínimo para se ter uma conversa, por mais simples que esta seja. É falta de inteligência, ou é o total desconhecimento da Língua Portuguesa. Ou talvez, a falta de ambos. É, de facto, o mais provável.
Mas passo a explicar (se for muito para vocês, e se vos causar muitas "chatices", avisem sempre...nós fazemos um desenho se for preciso): num post que a Lista D nem se deu ao trabalho de intitular, lê-se o seguinte: "Devo também dizer que o presidente da lista J admitiu como pouco certo fazer um debate em 15 minutos antes mesmo de apresentar a proposta". Para que não restem duvidas, e segundo o dicionário de Língua Portuguesa, a palavra pouco tem o seguinte significado: "pouco, adj. e pron. ind. que é um pequena quantidade; que não abunda; pequeno; limitado;". Segundo o mesmo dicionário, a palavra certo aparece com o seguinte significado: "certo, adj. verdadeiro, que não está errado; exacto; infalível;".
Ora, segundo o que o dicionário nos diz, o que está inscrito no post que se encontra no blogue da Lista D, é que supostamente, o presidente da Lista J admitiu que há uma pouca probabilidade de existir um debate, ou, para não utilizarem argumentos mirabolantes, dizendo que não segui à letra a definição, existe uma exactidão que está limitada.
Se a Lista D decide descer tão baixo, ao ponto de gravar conversas que ocorreram entre dois membros de ambas as listas, a Lista J nada tem a haver. Certamente desconhecem a palavra ética. Mas, já que tornaram essa conversa pública, devo dizer que ela constitui a prova viva de que o que a Lista D afirma não passam de mentiras. Nunca, e sublinho nunca, o presidente da Lista J afirmou tal coisa. Lê-se na conversa:

Feminist Sweepstakes argumentação é a minha coisa preferida no mundo
Feminist Sweepstakes 15 minutos não dá.
Ricardo...J! concordo...
Ricardo...J! realmente é pouco tempo...
Ricardo...J! o que propoes entao...?
Ricardo...J! o intervalo logo a seguir..
Ricardo...J! ou noutro dia, fazendo assim dois debates...
Ricardo...J! por exemplo..
Feminist Sweepstakes geralmente os debates são feitos numa quarta de tarde

Ora, pelo que facilmente se deduz, nunca o presidente da Lista J afirmou que era "pouco certo", afirmou sim o facto de não ser o tempo desejado. Mas, não falta de alternativas, a Lista J considerou que esta é a melhor ocasião, devido ao facto de estarem presentes Todos os alunos num intervalo sexta-feira de manha, e quase ninguém numa quarta-feira á tarde. Foi esse o motivo que nos levou a propor um debate numa sexta-feira de manha. Mas, é com algo gozo que noto a seguinte passagem na conversa:

Ricardo...J! é que saberás tao bem como eu, que se fosse marcado para quarta á tarde, iriamos estár nós, alguns colaboradortes de cada lista, e pouco mais...
Feminist Sweepstakes pois sei..
Feminist Sweepstakes mas o que é que eu posso fazer?
Feminist Sweepstakes S=

Está é a prova necessária ao esclarecimento da verdade. Questionada sobre o facto de o número de presenças ser reduzido, a Presidente da Lista D concorda. Ou seja, a Presidente da Lista D prefere fazer um debate com pouca gente a assistir, ao invés de um debate onde toda a gente possa estar presentes. E ainda nos acusam de "querer esconder poucas apetências linguísticas". Enfim...

Mas, no post que acima referi, lê-se também o seguinte: "Se nós quiséssemos um site pré-fabricado como o deles, teríamos comprado.", fazendo a Lista D uma clara insinuação, afirmando o que o nosso site teria sido comprado. Instada a mostrar provas que o comprovem, o que é que a Lista D fez? Imitando a atitude no que fez no debate, fugiu ao assunto. Nada disse. Pois bem, o desafio mantém-se. Já que o afirmaram, provem-no! É tão simples como isso.

Quanto ao que se passou na escola, ainda bem que consideram só uma "tentativa de esclarecimento". Mas teremos a oportunidade de extrapolar sobre isso mais adiante.

Ass.(Assinado) : Lista J (ao contrario de outras, existe uma que fala em uníssono)

Até é compreensível...

É certo e sabido que ouvir as verdades custa...Agora entre nós (e falando directamente para alguns membros da Lista D, pois caso contrario, estes não entendem) não é necessário tanto nervosismo. Não vos fica bem. Que são um grupo de alunos que pretende, legitimamente, candidatar-se a uma Associação de Estudantes, disso não há dúvidas, agora que saibam verdadeiramente o que é uma A.E...
Dado o vosso empenho, é normal considerarem um lei um conjunto de "papéis", é também normal afirmarem que estão a fazer um site (que será inaugurado na devida altura, estamos certos que sim). Agora dote de mentirosos é que, sinceramente, não vos atribuía. Mas todo o ser humano muda (se souberem o que é um ser humano, claro), quem sabe não estão a desenvolver novas competências. É curiosa a vossa opinião de que "comprámos"o nosso site. É certo também que a inveja fala sempre mais alto. Agora mentir, e sublinho mentir (caso contrario não perceberiam), é que só demonstra, mais uma vez (confesso que já estou a ficar habituado), a vossa total incompetência. Mas para que este assunto não fique por esclarecer, e pelo bem da honestidade intelectual, a Lista J lança-vos um desafio muito simples: provem-no. Já que estão tão certos, porque não esclarecer todos os alunos, provando-o. Mas estou mais uma vez certo, que dirão que o tempo é curto, e recusarão. É normal.
E, querendo sempre inovar (como aliás, já nos habituaram), não se ficam só por uma mentira, mas sim duas. Nunca o presidente da Lista J (que, trabalhando com competência e tendo na lista J uma óptima equipa de trabalho, mostrou mais dedicação e empenho do que toda a Lista D) admitiu que era "pouco certo fazer um debate em 15 minutos antes mesmo de apresentar a proposta". Mas nem com argumentos falaciosos enganam os alunos.
Mas mais uma vez ficou esclarecido que a Lista D inveja a nossa capacidade de inovação. Ao re-falarem no canal do Youtube só mostram isso mesmo. Mas aqui entre nós: não nos importamos se fizerem um também. Já que tanto o almejam, não se sintam rogados.
Mas tudo ficou mais esclarecido quando a Lista D afirmou o seguinte (sim, para além das "chatices" naturais): "Se não vêem o nosso trabalho é porque o mantemos em segredo". É obvio que têm o trabalho, agora tem-no é em segredo. Sim senhor. Pena é não terem também a incompetência em segredo.
Em relação ao debate, não precisam de estar constantemente a repetir que não o querem. Já se sabe que não têm o que discutir. Não têm nada de diferente, nada de útil. Mas como, felizmente, nem todos são como vocês, alguém apresenta ideias, propostas exequíveis. E esse alguém, peço imensa desculpa de vos informar, somos nós.
Mas em relação ao que se passou hoje na escola, não se diz uma palavra na Lista D. Ninguém viu, nem ninguém quer saber. Que a Lista D nem isso o sabe ser, já não é novidade, agora ameaçar um membro da Lista adversária por discordar de vocês, é muita inovação para o nosso gosto. Mas mais uma vez lamento informar, mas se consideram a discordância um erro, então peço desculpa, mas vamos continuar a errar. Quer queiram quer não. Se a nossa voz é demasiado incomodativa, é porque algo vai mal, mas já dizia Da Vinci:

"Existem 3 classes de pessoas:
Aqueles que vêem,
aqueles que vêem quando lhes é mostrado,
e aqueles que não vêem"

P.S.- Se por acaso não perceberam, estamos sempre disponíveis para vos explicar.

P.P.S - Desta vez não usaram negrito. Sim senhor... Continuem assim.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Alguém está um pouco Desorientado...

Existe, de facto, do outro lado da “barricada”, leia-se, na Lista D, algo está mal, ou vai mal. Será a certeza de que algo não correrá tão bem no dia 13? Talvez. Será a “azáfama interminável”, que certamente impedirá os elementos da Lista D de trabalhar, termo até agora desconhecido por essa mesma lista? Provavelmente. Será pelo facto dos elementos da Lista D não terem a necessária capacidade criativa e de imaginação para conseguir inovar, e posteriormente rogam pragas a quem a demonstra? Só a Lista D saberá.
Estamos cientes de que, para a Lista D, uma lei não passe de um conjunto de “papéis”, e de que uma Lista candidata a uma Associação de Estudantes ter um canal de vídeos no Youtube é algo inimaginável, algo que nunca se lembrariam de fazer, enfim….ao bom estilo picuinhas e infantil (leia-se, ao bom estilo D), é tudo apenas um “perca de tempo”. E porque é que é uma “perca de tempo”? No máximo das suas capacidades, o único argumento que a Lista D foi capaz de esgrimir foi “porque não passa disso mesmo”. Certamente que toda a Lista D foi em apoteose com este magnifico argumento, mas como nem toda a gente se passeia na escola à mais de meia-década, essa justificação foi verdadeiramente algo de hilariante.
Mas queremos também aproveitar para saudar o facto de a Lista D ter perdido horas e horas a falar e a dialogar como todos os quantos (supostamente) lhe pertencem. Saudamos principalmente o facto de os frutos que surgiram dessas longas e demoradas conversas foram muitos. Para dar apenas um exemplo, e não me querendo alongar, convido todos os quantos estiverem a ler este post, a navegar no magnifico site da Lista D. Se porventura não o encontrarem on-line (coisa bastante improvável), aproveito também para vos informar que esse site não existe, embora esteja prometido desde o dia 14 de Novembro. Talvez, e sublinho o talvez (não querendo de maneira nenhuma ser mal interpretado) esse árduo trabalho que tanto proclamam, não passe de fachada. Talvez seja devido a “chatices” naturais. Mas o tempo o dirá.
Mas passando ao ponto mais importante: o debate. Que a Lista D é uma lista do sistema, ninguém tem dúvidas, agora que seja tão retrógrada e tão antiquada ao ponto de não aceitar o debate, é algo verdadeiramente novo. Compreende-se: a Lista J propôs o debate, ou seja, inovou. A Lista D, não querendo ficar atrás, teve de inovar também, mas desta vez recusando o debate. Mas qual foi desta vez, o magnifico argumento utilizado pela lista D? Não tendo outro, decidiu, esconder-se atrás facto de ser pouco tempo. É compreensível também: quem não tem nada a debate, (leia-se, pois a Lista D tem de perceber, não tem ideias nem propostas a discutir), não tem outra solução senão recusar. Senão fugir ao debate.
A Lista J pretende um debate para todos os alunos! Não apenas para alguns. E estamos certos que os alunos compreenderão a nossa posição. Já em relação ao facto da Lista D questionar as nossas aptidões linguistas, é mais uma vez óbvio de que quem não tem nada para dizer, parte para o ataque, e bem diz o soberano (leia-se, o povo): Quem não sabe convencer, precisa de ofender.
Foram muitos os adjectivos usados para declinar a nossa proposta. “Palhaçada” ou “imaturidade da decisão”. Infelizmente, estes adjectivos com que a Lista D nos apelida, não passam, nada mais, nada menos, do que da sua auto-caracterização. E, infelizmente outra vez, muitos faltavam. Mas como não é intenção da Lista J sobrecarregar as tão monumentais “capacidades” da Lista D, esta missiva acaba aqui, dizendo apenas que, para a próxima, olhem um pouco para vocês, vejam até que ponto estão a ser patéticos, e, sobretudo, não afirmem que nós delegamos a “má-fama” em vocês, pois não nos damos a esse trabalho. Voçes tratam disso sozinho.







P.S.- Não usámos negrito. Se tiverem (leia-se “Dês”, ou Diferentes) alguma dificuldade de perceber, ou até de ver, agradecemos “comentários e ideias”.

Lista J = Transparência!

Mais uma vez mostrando o seu espírito reformista e adverso à conformidade, a Lista J enviou uma proposta formal à outra lista concorrente à AE, com vista à realização de um debate entre as duas listas, de modo a que todos os alunos fiquem esclarecidos, e possam votar em conformidade. Uma iniciativa que vem de encontro à atitude assumida pela Lista J, que pretende uma campanha eleitoral onde se possam discutir diferentes estratégias, políticas e propostas, ao invés do que tem acontecido nas últimas campanhas.

E como a transparência e a clareza é algo que nós estimamos e prezamos bastante, fica aqui a carta enviada à outra lista concorrente, de modo a que toda a comunidade escolar a possa conhecer.


Aveiro, dia 26 de Novembro de 2007

Exma. Sra. Presidente da Lista D,

Serve a presente para solicitar a Vossa Ex.ª a realização de um debate, entre os Presidentes e Vice-Presidentes das duas listas concorrentes à Associação de Estudantes da Escola Homem Cristo de Aveiro, na sexta-feira, dia 7 de Dezembro, no primeiro intervalo do período matinal de aulas, ou seja, entre as 9.55h e as 10.10h. A sua estrutura e local onde decorrerá serão combinados entre as duas listas, posteriormente à possível aceitação de Vossa Ex.ª.
Estando cientes de que o tempo de debate será bastante limitado, pensamos que esta será uma iniciativa capaz de mobilizar todos os alunos presentes na escola, e, sobretudo, uma iniciativa esclarecedora das diferentes estratégias e atitudes das listas concorrentes.

Sem mais assunto,

Aguardando resposta de Vossa Ex.ª,

P'la Lista J,




___________________________
(Presidente – Ricardo Fernandes)



_______________________________
(Vice-Presidente – Guilherme Moreira)


Esperemos então pela resposta!

domingo, 25 de novembro de 2007

Planificação I - Torneios de Matraquilhos

Com o intuito de ser o mais clara, concreta e transparente possível, a Lista J, sobe o título "Planificação", abre um novo espaço onde se analisará mais detalhadamente algumas medidas presentes no seu programa eleitoral, de modo a poder transmitir a todos os alunos o que de facto será realizado.

Para inaugurar, iremos analisar os torneios de matraquilhos que nos comprometemos a realizar, uma medida que consideramos de extrema importância, pois é a jogar matraquilhos que um grande número de alunos despende o seu tempo de intervalo.

Caso a Lista J seja eleita, os torneios serão assim organizados:

. Serão organizados durante todo o ano uma série de 6 torneios de matraquilhos sendo que, no final do ano, o vencedor acumulado será premiado. Ao longo de cada etapa as diversas equipas vão acumulando pontos que serão continuamente somados e actualizados de forma a promover um ranking constante ao longo do ano. Qualquer dupla se poderá inscrever assim como participar apenas nas etapas que entender. Os torneios serão de curta duração (p.ex. de uma semana) e jogar-se-ão durante a semana nos intervalos e tardes livres, sendo que a final se jogará nos intervalos da manhã de sexta-feira. Os jogos jogar-se-ão num esquema duplo de pontos e tempo, ou seja, ganhará a equipa que atingir primeiro os 3 golos ou aquela que se encontrar em vantagem após 5 minutos (p.ex) de jogo, de forma a assegurar que todos os jogos calendarizados são cumpridos.

domingo, 18 de novembro de 2007

Resultados Sondagem III


Focou provado que, através da sondagem mais participada desde a abertura do nosso blogue, uma esmagadora maioria dos alunos que compõem a comunidade escolar estão satisfeitos com o nosso programa eleitoral. Um programa concreto, sem propostas megalómanas e que irá ser totalmente concretizado, caso a Lista J tenha a confiança da maioria dos alunos da escola.
Porque escrever bem, apelar a leis e mostrar trabalho escrito fazem, de facto, parte das nossas prioridades, comprometemos-nos a continuar o trabalho sério (no verdadeiro sentido da palavra) que até agora temos desenvolvido em prol dos alunos, que, estamos certos, surtirá efeito a curto prazo.
A Vossa confiança faz-nos avançar!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A Nossa Equipa!

Direcção:
Presidente – Ricardo Fernandes
Vice-Presidente – Guilherme Coelho
Tesoureiro – João Coutinho
Secretário – Rui Beato
Redactor – André Abrantes
Relações Públicas – João Carvalheira

Conselho Fiscal:

Presidente – Miguel Griné
Vice-Presidente – João Gomes
Secretário – Filipe Guapo
Vogal – Mário Balseiro
Vogal – Filipa Reis

Mesa da Assembleia-Geral:
Presidente – João Miranda
Vice-Presidente – Inês Mesquita
1º Secretário – Cátia Vanessa
2º Secretário – Joana Zagallo

Núcleo de Desporto:
Presidente – Diogo Pires
Vice-Presidente – Marc Portugal
Secretário – Afonso Batista
Vogal – João Vidal
Vogal - Sara Fernandes

Núcleo de Acção Escolar:
Presidente – Inês Carolina
Vice-Presidente – Bárbara Alves
Secretário – Paula Santos
Vogal – Maria Mota
Vogal – Ana Bárbara Pereira

Núcleo Recreativo:
Presidente – Beatriz Castillo
Vice-Presidente – Maria Tarrinha
Secretário – Tiago Eça
Vogal – João Viegas
Vogal – Inês Dias

Núcleo de Eventos:
Presidente – Filipe Oliveira
Vice-Presidente – Raquel Garcia
Secretário – Maria João Figueiredo
Vogal – Joana Silva
Vogal - Cristiana Martins

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Programa Eleitoral

Tal como anunciado, apresentamos hoje publicamente o nosso programa para estas eleições. É com este pacote de medidas perfeitamente exequíveis, sem fantasias, que acreditamos conseguir devolver à nossa associação de estudantes o seu real valor e prestígio.

Se preferires ler em .pdf, faz um clique aqui.


PROGRAMA ELEITORAL

LISTA J

Uma Associação de Estudantes, como órgão máximo da representatividade estudantil num estabelecimento de ensino, deve e tem de dar voz às vontades, as pedidos, às solicitações e aos desejos daqueles que lhe conferem legitimidade, e para os quais esta trabalha: os estudantes. É imperativo que tal aconteça, pois nunca uma A.E. poderia funcionar no pleno das suas capacidades e competências se tal não se verificasse.

Hoje mais que nunca, é necessária uma A.E. que possa desempenhar as suas funções, sentindo o apoio dos alunos e da comunidade escolar. Uma A.E. que, através das suas acções, mereça a confiança dos alunos, que chame a si o grande e vasto capital humano que a nossa escola possui.

E é esse o principal mote da candidatura da Lista J.

Queremos uma A.E. inclusiva, que saiba ouvir e respeitar as diferenças entre todos, que seja o principal veiculo para a participação escolar de todos os alunos. Uma A.E. que una e que não divida, e que cumpra os seus objectivos enquanto instituição.

Estes são os desígnios a que a Lista J se propõe, mostrando, através de objectivos concretos, realistas e exequíveis, que todos eles são possíveis de alcançar.

Ao apresentar o seu programa eleitoral, programa este que será referendado nas urnas, a Lista J assume um compromisso com todos os alunos. Estando cientes de que existirão condicionantes externas à Associação e que podem influenciar e condicionar as suas acções, a Lista J compromete-se a cumprir rigorosamente tudo a que se propõe neste programa, recorrendo à sua capacidade empreendedora, já por várias vezes demonstrada no período de pré-campanha e de campanha eleitoral.

Sendo assim, este programa eleitoral será estruturado tendo como base os três grandes objectivos que a Lista J tem, por diversas vezes, referido ao longo deste período que antecede as eleições:

· A legalização real e efectiva da A.E.;
· A luta pela transparência;
· Devolver a Associação aos estudantes;

1. LEGALIZAÇÃO REAL E EFECTIVA DA A.E.

Um dos grandes problemas a que a Lista J tem vindo a chamar a atenção à comunidade escolar, é o facto da A.E. estar ilegal. Este é uns dos principais objectivos da candidatura da Lista J, senão mesmo os principais. Estamos conscientes de que, para que tal situação se inverta, é necessário um programa de legalização sério e de acordo com as leis vigentes, programa esse que é aqui apresentado, e que constituirá a nossa primeira medida a realizar após a tomada de posse.

- Convocar uma Assembleia-Geral de alunos, através da recolha de, pelo menos, 10% de assinaturas dos alunos da escola. Assembleia essa cuja data será publicamente conhecida 15 dias antes da sua realização, por meio de aviso afixado em todos os edifícios onde habitualmente decorram actividades escolares. (art. 10º , nº 2 da lei 23 – 2006 de 23 de Junho)
Assembleia-Geral a realizar num prazo de 15 dias após a tomada de posse;

- Quando se realizar a Assembleia-Geral de Alunos, deverá considerar-se quórum quando estiverem presentes mais de 50% dos alunos. Se tal não se verificar, cabe à mesa da Assembleia-Geral decidir se prossegue ou não com o número de presentes;

- Deverá considerar-se aprovado o projecto de estatutos que obtiver maioria absoluta dos votos validamente expressos. (art. 10º, n.º 4 da lei 23 - 2006 de 23 de Junho);

- Depois de escolhido o projecto vencedor deverá elaborar-se uma acta da
Assembleia-Geral de Alunos onde deverão constar os diferentes pontos da referida reunião: a data da reunião da Assembleia-Geral, a Ordem de Trabalhos, o número de presenças de alunos, o número de projectos de estatutos apresentados, os intervenientes, o teor da discussão, o resultado da votação e, por fim, a assinatura de um representante da Mesa da Assembleia-Geral, de forma a autentificar o documento;

- Quando forem aprovados os estatutos, e para efeitos de reconhecimento, os documentos originais dos mesmos, assim como a acta da Assembleia-Geral deverão ser enviados por carta registada, com aviso de recepção para o Ministério de Educação.
O reconhecimento a que previamente nos referimos apenas produz efeitos após a publicação, gratuita, pelo membro do Governo competente, dos estatutos da associação em sítio na Internet de acesso público, regulado por portaria do membro do Governo responsável pela área da juventude, no qual a informação objecto de publicidade possa ser acedida. (art. 11º, n.º 4 da lei 23 - 2006 de 23 de Junho);

Só depois de todo este processo decorrido e devidamente executado, a Associação de Estudantes estará devidamente legalizada, tendo adquirido personalidade jurídica.
Este programa é complementado por uma proposta de estatutos, que a Lista J elaborou de raiz, e que foi posta à discussão pública. Podem encontrar essa proposta aqui.

2. LUTA PELA TRANSPARÊNCIA


Para a escola ser justa, no sentido literal do termo, é necessário que esta tenha também uma avaliação justa. E uma avaliação justa é sinónima de uma avaliação transparente. Uma avaliação que se paute por critérios de equidade, de lisura. Uma avaliação que transmita confiança aos alunos.

Para que tal aconteça, a Associação de Estudantes, como órgão que representa os alunos, tem de ser activa e saber criticar construtivamente, apresentando alternativas. Deve saber reconhecer o que é bom, e o que está bem, e contestar o que está mal, e que pode ser mudado. Essa é, acima de tudo, a Associação que a Lista J pretende.

Posto isto, a Lista J, caso seja eleita para a A.E., compromete-se a apresentar uma proposta ao Conselho Executiva da escola, proposta essa que vise acrescentar duas alíneas ao art. 90 do Regulamento Interno da Escola (referente aos direitos específicos dos alunos), que tenham como objectivo:

Tornar obrigatória, por parte dos professores a divulgação da nota quantitativa que cada aluno teve, cada vez que qualquer tipo de avaliação seja feita (ex. testes, relatórios, trabalhos de grupo, etc.).

Assegurar a obrigatoriedade da entrega das matrizes dos testes escritos (elementos que mais contam para a avaliação), antes da sua realização.

Sendo assim, o art. 90, em vez da actual disposição, passaria a ser lido da seguinte forma:
Artigo 90ºDireitos específicos do aluno São direitos específicos do aluno:
a) Ter uma escola limpa e acolhedora;
b) Participar na vida da escola nos termos fixados no regime de autonomia, administração e gestão e no presente regulamento;
c) Ser representado pelo delegado e subdelegado de turma, de acordo com o estabelecido no presente regulamento;
d) Poder ter participação activa nas aulas, expor as suas dúvidas e ser atendido convenientemente;
e) Receber apoio do director de turma para a resolução dos seus problemas escolares e pessoais
;f) Ter conhecimento do que se passa na escola e lhe diz respeito através de avisos lidos ou afixados durante oito dias;
g) Propor iniciativas tendentes à concretização dos objectivos culturais e formativos da escola;h) Receber os elementos que lhe permitam fazer durante o ano uma auto-avaliação e de participar na análise dos elementos de avaliação;
i) Usufruir de seguro escolar nas actividades escolares e no percurso de casa para a escola e da escola para casa.
j) Ser informado da nota quantitativa que obteve em qualquer tipo de avaliação.
k) Possuir, previamente à realização de um teste escrito, a matriz desse mesmo teste.


Caso seja necessário, essa proposta terá como complemento um abaixo-assinado, que todos os alunos serão convidados a assinar, de modo a reforçar a sua legitimidade, e a demonstrar que esta luta e este objectivo da transparência é um desígnio que move todos os alunos.

3. DEVOLVER A ASSOCIAÇÃO AO ESTUDANTES

Este é o ponto do programa eleitoral onde constarão todas as medidas que proporcionarão aos alunos da escola uma melhor vivência desta. É através das medidas abaixo enunciadas, que a Lista J pretende recuperar a confiança dos alunos na Associação de Estudantes.

Para que os alunos se voltem a sentir representados pela A.E., a Lista J, caso seja eleita, propõe-se a concretizar os seguintes objectivos, que certamente melhorarão o ambiente escolar, dando aos alunos motivos para se interessarem pela A.E.:

. Criar um site e um blogue na Internet, que, estando ambos permanentemente actualizados, coloquem à disposição de cada aluno todo o tipo de informação acerca das iniciativas da A.E., mas também acerca de vários outros assuntos do seu interesse. Um espaço onde todos poderão participar e contribuir de forma livre.
· Criar um canal de vídeos no Youtube que, à semelhança do que acontece actualmente com o canal de vídeos da Lista J, funcione como um meio de comunicação informal entre a A.E. e os alunos da escola.
· Disponibilizar várias caixas, espalhadas por toda a escola, onde os alunos possam depositar as suas propostas e ideias. E, com o mesmo objecto, disponibilizar também de um e-mail da Associação.
· Colocar um placard informativo, no átrio da escola, onde os alunos possam afixar aquilo que pretenderem.
· Disponibilizar e realizar a necessária manutenção de duas máquinas de matraquilhos.
· Disponibilizar uma Playstation 2, na qual os alunos possam, gratuitamente, jogar durante os intervalos.
· Realizar torneios de matraquilhos e de vários jogos de PS 2 (ex. PES, Grand Turismo, etc.), com prémios para os vencedores.
. Organizar um concurso de fotografia, com prémios para os vencedores.
· Remodelar a sala da Associação de estudantes, transformando-a num espaço de convívio e de ponto de encontro dos alunos, onde todos possam ir e dela usufruir.
· Passar música de todos os tipos durante os intervalos.
· Organizar semanas temáticas de música, durante as quais toda a musica que passará durante os intervalos será de acordo com o tipo de música escolhido para a semana. Durante cada uma destas semanas serão ainda convidadas a actuar bandas que se insiram nos estilos da semana em questão.
· Criar um serviço on-line, em que qualquer aluno se possa candidatar a passar a música nos intervalos durante um dia.
· Colocar mini-ecopontos no átrio da escola.
· Organizar torneios de futsal e de voleibol, caso um número mínimo de equipas se inscreva.
· Organizar um concurso de DJ´s, sendo que o vencedor se tornará no DJ oficial da Associação.
· Fornecer bolas aos alunos, de forma gratuita.
· Intervenção da Associação na organização e dinamização do dia do Patrono.
· Defender e lutar pelos direitos dos alunos.
· Colaborar na organização a viagem de finalistas, com o patrocinio da agência SportJovem.
· Colaborar na organização o baile de finalistas.
· Colaborar na organização das escolíadas.
· Colaborar com as restantes Associações de Estudantes das escolas de Aveiro, de modo a realizar eventos em conjunto.
· Colaborar com os restantes órgãos da escola, de modo proporcionar um bom ambiente escolar.
· Tomar posição sobre os principais acontecimentos políticos nacionais e internacionais, na área da educação.


É este o programa que apresentamos e que nos comprometemos a cumprir. É com este programa que nos apresentamos nas urnas, pois é ele que será posto a sufrágio. É, pois, um programa responsável, exequível e que denota o espírito reformista que tentaremos transpor para a escola, e de que a Lista J já deu provas de possuir. É um programa feito a pensar nas reais necessidades dos alunos, não contendo propostas demagógicas ou de impossível concretização.
É um programa que contem um pacote de medidas que, quando implementadas, marcarão um ponto de viragem na nossa AE, tornando-a numa Associação de Estudantes, em todo o sentido da expressão.

Informações utéis

Foram hoje conhecidas alguma datas importantes, que todos os alunos devem saber:

Entrega de Listas (candidaturas) - 13 de Novembro a 3 de Dezembro
Campanha Eleitoral - 4 de Dezembro a 11 de Dezembro
Dia de Votação - 13 de Dezembro


Mantenham-se atentos!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Resultados Sondagem II



Fica aqui o resultado da nossa segunda sondagem, que inquiriu os alunos acerca das características que estes mais apreciavam numa lista. As sondagens fazem parte de uma estratégia de aproximação entre a Lista J e toda a comunidade escolar, e agradecemos desde já a todos os que participaram.

Pelos seus resultados, concluímos que as propostas e ideias são, de longe, o mais importante para quem avalia uma lista nas urnas. É por isso que nos comprometemos a apresentar um programa eleitoral credivél e que seja um programa em que se possa confiar.

Amanha poderão avaliá-lo!

domingo, 11 de novembro de 2007

Anuncio - Programa Eleitoral

Enquanto uns se auto-proclamam diferentes, outros preferem mostrar o que são. Enquanto uns prometem trabalho, outros apresentam-no. E é com esse espírito de trabalho e de credibilidade que terça-feira, dia 13 de Novembro, a Lista J apresentará publicamente o seu programa eleitoral, de modo a poder ser discutido e apreciado atempadamente antes das eleições.

Mantenham-se atentos!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Boa iniciativa!


Aqui fica o link para uma boa iniciativa que está a decorrer na nossa escola.
A Lista J tem o prazer de a apoiar, pois é este o espírito de luta contra o estaticismo e a monotonia que a Lista J quer implementar na AE da nossa escola. Prova disso é o facto de que todos os quantos se encontram a organizar este torneio, fazem parte da Lista J!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Correcção

Contrariamente ao que dissemos no nosso primeiro vídeo, onde estabelecemos os grandes pilares da nossa candidatura, já não é a lei 33-87, de 11 de Julho, que regula o exercício das Associações de Estudantes. Essa lei foi recentemente revogada, não estando, portanto, actualmente em vigor.
A lei que rege e regula o direito das Associações de Estudantes, é agora a lei 23-2006, de 23 de Junho, lei essa que podem encontrar aqui.
Nada se altera no teor da nossa intervenção e no que foi dito, pois os princípios enumerados na lei anterior mantêm-se na actual.
Por este pequeno lapso, a Lista J apresenta, humildemente, as suas desculpas.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Curiosidades

Por "necessidades laborais", um dos elementos da nossa lista encontra-se a ler uma obra, de título Os Maias, de Eça de Queiroz. Foi nessas mesma obra que esse nosso membro descobriu a seguinte frase, que fica aqui transcrita, e que, enquadrada na realidade da nossa AE, ilustra as razões da nossa candidatura:

"É admirável! É uma pouca de cera inerte de primeira qualidade. A questão toda está em quem a trabalha. Até aqui, a cera tem estado em mãos brutas, banais, toscas, reles, rotineiras... É necessário -la em mãos de artistas, nas nossas. Vamos fazer disto um bijou!..."

domingo, 4 de novembro de 2007

Lista J - Segundo vídeo



Tal como prometido, a Lista J continua a publicar uma série de vídeos, para poder comunicar com os alunos de uma forma tranquila e informal.

Este segundo vídeo é feito como resposta a alguns comentários que houve ao nosso comunicado oficial, comunicado essa que podes encontrar aqui.

As três pessoas que falam são, respectivamente, pela ordem que falam: André Abrantes, João Coutinho e João Miranda.

Mantanham-se atentos!

sábado, 3 de novembro de 2007

Lista Aberta!

Na Lista J, a tua opinião conta!

Estando nós no processo de recolha de ideias e sugestões para o nosso programa eleitoral, que será brevemente apresentado, queremos ouvir a tua opinião.

Se tiveres alguma ideia, sugestão, proposta, ou simplesmente gostarias que algo que gostarias ver feito na escola, contacta-nos através do nosso mail (Listajhc@gmail.com).

Todas as opiniões e sugestões serão bem-vindas!

Participa!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Esmagadora maioria dos alunos está contente com o nosso trabalho!


Através de uma sondagem aqui realizada, onde votaram 39 alunos da nossa escola, podemos concluir que uma esmagadora maioria dos inquiridos, cerca de 74%, afirma estar contente com a atitude e com a postura da Lista J, neste inicio de pré-campanha!
Estes resultados só nos dão mais ânimo e vontade, para continuar a realizar o nosso trabalho, que esperemos que possa ser proveitoso para a escola, e para os seus alunos.